Em Breve

E-Curso sobre o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica

FORMAÇÃO EXECUTIVA

Mais respostas a novos desafios

logoexecutiveeducation_Full Cores

Apresentação

Adiamento da 4.ª Edição do Curso sobre o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica

Informamos que a 4.ª edição do Curso sobre o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, organizada pela NOVA School of Law Executive Education, em parceria com a Pérez-Llorca, será adiada.

A decisão surge na sequência do atraso inesperado na revisão do Decreto-Lei n.º 39/2010, diploma que constitui o principal enquadramento normativo da mobilidade elétrica em Portugal.

Com o objetivo de garantir a máxima relevância, atualidade e utilidade prática dos conteúdos lecionados, a coordenação entendeu que a realização do curso será mais pertinente após a aprovação do novo regime jurídico, assegurando uma formação alinhada com o quadro legal e regulamentar atualizado.

A nova data será anunciada assim que o processo legislativo se encontre concluído e o enquadramento normativo estabilizado. A nova data será comunicada prioritariamente a todos os interessados.

Agradecemos a compreensão de todos e continuamos inteiramente disponíveis para quaisquer esclarecimentos através do email: jurisnova@novalaw.unl.pt.

Preencha o formulário se pretender manter-se a par deste curso.

Apresentação

A mobilidade elétrica desempenha um papel fundamental na concretização do objetivo europeu de alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Esse papel foi reforçado com o pacote Fit for 55, apresentado pela Comissão Europeia, que estabelece a mobilidade elétrica como um dos pilares centrais da descarbonização da economia. A nível europeu e nacional, assiste-se a um crescimento acelerado do número de veículos elétricos e da infraestrutura de carregamento, impulsionado por um enquadramento regulatório cada vez mais exigente e dinâmico.

A recente aprovação do Alternative Fuels Infrastructure Regulation (AFIR), em 2023, introduziu novos requisitos para a expansão da rede de carregamento em toda a União Europeia, acelerando ainda mais esta transição. Paralelamente, um número crescente de operadores – nacionais e internacionais – tem vindo a entrar no mercado, expandindo a operação de pontos de carregamento e oferecendo novos serviços associados à mobilidade elétrica. Também os municípios estão a adaptar-se a esta realidade, promovendo regulamentos que incentivam a instalação de postos de carregamento.

As recentes revisões da Diretiva das Energias Renováveis (RED III) e da Diretiva da Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD), também em 2023, estabeleceram novas exigências para o uso de energias limpas e para a integração de infraestruturas de carregamento em edifícios. Estas alterações sublinham o compromisso da União Europeia em acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e promovem desafios e oportunidades para os agentes do setor.

Em Portugal, a mobilidade elétrica dispõe de um regime legal próprio desde 2010, profundamente reformulado em 2014 e complementado por um conjunto de regulamentos. 15 anos depois, a revisão das bases legais do setor tem estado em cima da mesa: o Governo anunciou, em 2024, uma revisão do quadro normativo atual, que se encontra em discussão; a Autoridade da Concorrência formulou um conjunto de recomendações sobre o setor, algumas das quais implicam uma alteração do modelo que temos no país; e foram recentemente discutidos no Parlamento projetos lei apresentados pelos partidos, com propostas e visões diferentes para o setor. Por fim, em março deste ano, o Governo colocou em consulta pública um projeto de Decreto-Lei que, se vier a ser aprovado, irá alterar profundamente o modelo regulatório português e introduzir novos desafios e oportunidades para o setor, com impacto para todos os operadores e partes interessadas. Em 2025, algo deverá mudar sob o ponto de vista legal e regulatório.

Sendo um setor fortemente regulado e em constante evolução, a mobilidade elétrica cruza diversas áreas do Direito e levanta questões jurídicas e operacionais complexas, exigindo dos profissionais um conhecimento aprofundado das normas aplicáveis e das tendências regulatórias.

Coordenação  

Este curso resulta de uma parceria com a 

 

Público-alvo

Departamentos jurídicos dos principais operadores (p.e., comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica, operadores de pontos de carregamento, fabricantes de postos), municípios, entidades reguladoras e fiscalizadoras (DGEG, ENSE e ERSE), advogados/as, estudantes de mestrado e licenciatura, outros.

Objetivos

Este curso visa proporcionar uma visão completa e atualizada do regime jurídico da mobilidade elétrica em Portugal e dos desafios que esta área coloca aos profissionais do setor e aos diferentes modelos de negócio, oferecendo uma análise detalhada do novo projeto de Decreto-Lei que o Governo colocou em consulta pública em março desde ano e dos desafios da implementação do AFIR no nosso país.

Os participantes terão acesso a uma análise aprofundada do enquadramento normativo europeu e nacional, dos diferentes modelos de negócio e atividades do setor, dos desafios específicos do carregamento público e doméstico, das questões associadas à ocupação do espaço público e aos desafios urbanísticos, bem como do quadro institucional e regulatório, incluindo o regime tarifário, fiscalidade e incentivos. O curso abordará também o impacto das políticas públicas no crescimento da rede de carregamento e as implicações jurídicas das recentes alterações legislativas e regulamentares.

Para além do conhecimento teórico, o curso será enriquecido por uma forte componente prática, com a participação de especialistas e profissionais que lidam diariamente com estas questões. A interação entre formadores e participantes será promovida para fomentar a troca de experiências e a construção de uma rede de profissionais que partilham desafios e soluções para um setor em rápida evolução.

Após o sucesso das edições anteriores, esta quarta edição do curso reforça o seu caráter pioneiro e único no panorama formativo, consolidando-se como uma referência para todos os profissionais que pretendem aprofundar o seu conhecimento e acompanhar as mais recentes evoluções no setor da mobilidade elétrica.

Duração

23h30, sessões das 17h30 às 20h15 (salvo indicação em contrário neste programa)

Data

Em breve

Modalidade

Online (exceto conferência de abertura e mesa redonda, que serão presenciais)

Propina

  • 790 euros
  • Preço Early Bird (até 28 de abril de 2024): 671,5€
  • Alumni NOVA School of Law: 711€
  • 20% de desconto para instituições que inscrevam 3 ou 4 participantes; 30% de desconto para instituições que inscrevam 5 ou mais participantes.

Não acumulável com o Preço Early Bird.

Programa

Dia 1

Enquadramento jurídico europeu e nacional
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)
Modelo regulatório português e principais modelos de negócio
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca) e Nuno Maria Bonneville (Galp)

Dia 2

Modelo regulatório português e principais modelos de negócio
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca) e Nuno Maria Bonneville (Galp)
Infraestrutura de carregamento em Portugal: pontos de acesso público e pontos de acesso privativo
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)

Dia 3

Aspetos urbanísticos da mobilidade elétrica
  • Fernanda Paula Oliveira (FDUC)
Mobilidade elétrica e ocupação do domínio público
  • Jorge Pação (FDUL)

Dia 4

Veículos elétricos como recurso de flexibilidade e integração de renováveis no sistema elétrico
  • Joana Alves Abreu (Pérez Llorca)
Mercados de carbono e mobilidade elétrica
  • Bernardo Oliveira (STX)

Dia 5

O sistema tarifário da mobilidade elétrica
  • Filipe Matias Santos (ERSE)
Fiscalidade da mobilidade elétrica
  • Susana Estêvão Gonçalves (Pérez-Llorca)

Dia 6

Concorrência e mobilidade elétrica
  • Rita Leandro Vasconcelos (Pérez-Llorca)
Balanço e desafios da mobilidade elétrica em Portugal
  • Alexandre Videira (Mobi.E)

Dia 7

Mobilidade elétrica e os edifícios: eficiência energética; right-to-plug nos condomínios
  • Lisa Pinto Ferreira (Advogada)
Mobilidade elétrica e estacionamento público
  • Sofia Taborda (EMEL)

Dia 8

Mobilidade elétrica e ESG
  • Alice Khouri (Helexia)
O papel das entidades públicas na mobilidade elétrica: boas práticas
  • Pedro Gomes (POLIS Network)

Dia 9

18h00-19h30 (Acesso livre | presencial)

Mesa redonda: Mobilidade elétrica em transformação: o que esperar das mudanças regulatórias
  • Moderação: Joana Petiz
  • (Oradores/as a confirmar)

Dia 10

(Acesso livre | presencial)

Conferência de encerramento | Mobilidade elétrica e a transição energética: regulação, mercado e o futuro da mobilidade sustentável
  • Filipe Brito Bastos (Nova School of Law) e Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)
  • Oradores: Lucila de Almeida

 

Nota: O programa poderá ser ligeiramente alterado em função do novo regime que vier a ser aprovado.

Inscrições








    Indique se é Estudante da NOVA School of Law
    ou Alumni da NOVA School of Law.


    * Campos de preenchimento obrigatório

    {contact_form}