19 de maio a 1 de julho de 2025

E-Curso sobre o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica

FORMAÇÃO EXECUTIVA

Mais respostas a novos desafios

Apresentação

A mobilidade elétrica desempenha um papel fundamental na concretização do objetivo europeu de alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Esse papel foi reforçado com o pacote Fit for 55, apresentado pela Comissão Europeia, que estabelece a mobilidade elétrica como um dos pilares centrais da descarbonização da economia. A nível europeu e nacional, assiste-se a um crescimento acelerado do número de veículos elétricos e da infraestrutura de carregamento, impulsionado por um enquadramento regulatório cada vez mais exigente e dinâmico.

A recente aprovação do Alternative Fuels Infrastructure Regulation (AFIR), em 2023, introduziu novos requisitos para a expansão da rede de carregamento em toda a União Europeia, acelerando ainda mais esta transição. Paralelamente, um número crescente de operadores – nacionais e internacionais – tem vindo a entrar no mercado, expandindo a operação de pontos de carregamento e oferecendo novos serviços associados à mobilidade elétrica. Também os municípios estão a adaptar-se a esta realidade, promovendo regulamentos que incentivam a instalação de postos de carregamento.

As recentes revisões da Diretiva das Energias Renováveis (RED III) e da Diretiva da Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD), também em 2023, estabeleceram novas exigências para o uso de energias limpas e para a integração de infraestruturas de carregamento em edifícios. Estas alterações sublinham o compromisso da União Europeia em acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e promovem desafios e oportunidades para os agentes do setor.

Em Portugal, a mobilidade elétrica dispõe de um regime legal próprio desde 2010, profundamente reformulado em 2014 e complementado por um conjunto de regulamentos. 15 anos depois, a revisão das bases legais do setor tem estado em cima da mesa: o Governo anunciou, em 2024, uma revisão do quadro normativo atual, que se encontra em discussão; a Autoridade da Concorrência formulou um conjunto de recomendações sobre o setor, algumas das quais implicam uma alteração do modelo que temos no país; e foram recentemente discutidos no Parlamento projetos lei apresentados pelos partidos, com propostas e visões diferentes para o setor. Por fim, em março deste ano, o Governo colocou em consulta pública um projeto de Decreto-Lei que, se vier a ser aprovado, irá alterar profundamente o modelo regulatório português e introduzir novos desafios e oportunidades para o setor, com impacto para todos os operadores e partes interessadas. Em 2025, algo deverá mudar sob o ponto de vista legal e regulatório.

Sendo um setor fortemente regulado e em constante evolução, a mobilidade elétrica cruza diversas áreas do Direito e levanta questões jurídicas e operacionais complexas, exigindo dos profissionais um conhecimento aprofundado das normas aplicáveis e das tendências regulatórias.

Coordenação  

Este curso resulta de uma parceria com a 

 

Público-alvo

Departamentos jurídicos dos principais operadores (p.e., comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica, operadores de pontos de carregamento, fabricantes de postos), municípios, entidades reguladoras e fiscalizadoras (DGEG, ENSE e ERSE), advogados/as, estudantes de mestrado e licenciatura, outros.

Objetivos

Este curso visa proporcionar uma visão completa e atualizada do regime jurídico da mobilidade elétrica em Portugal e dos desafios que esta área coloca aos profissionais do setor e aos diferentes modelos de negócio, oferecendo uma análise detalhada do novo projeto de Decreto-Lei que o Governo colocou em consulta pública em março desde ano e dos desafios da implementação do AFIR no nosso país.

Os participantes terão acesso a uma análise aprofundada do enquadramento normativo europeu e nacional, dos diferentes modelos de negócio e atividades do setor, dos desafios específicos do carregamento público e doméstico, das questões associadas à ocupação do espaço público e aos desafios urbanísticos, bem como do quadro institucional e regulatório, incluindo o regime tarifário, fiscalidade e incentivos. O curso abordará também o impacto das políticas públicas no crescimento da rede de carregamento e as implicações jurídicas das recentes alterações legislativas e regulamentares.

Para além do conhecimento teórico, o curso será enriquecido por uma forte componente prática, com a participação de especialistas e profissionais que lidam diariamente com estas questões. A interação entre formadores e participantes será promovida para fomentar a troca de experiências e a construção de uma rede de profissionais que partilham desafios e soluções para um setor em rápida evolução.

Após o sucesso das edições anteriores, esta quarta edição do curso reforça o seu caráter pioneiro e único no panorama formativo, consolidando-se como uma referência para todos os profissionais que pretendem aprofundar o seu conhecimento e acompanhar as mais recentes evoluções no setor da mobilidade elétrica.

Duração

23h30, sessões das 17h30 às 20h15 (salvo indicação em contrário neste programa)

Data

19 de maio a 1 de julho de 2025

Modalidade

Online (exceto conferência de abertura e mesa redonda, que serão presenciais)

Propina

  • 790 euros
  • Preço Early Bird (até 19 de abril de 2024): 671,5€
  • Alumni NOVA School of Law: 711€
  • 20% de desconto para instituições que inscrevam 3 ou 4 participantes; 30% de desconto para instituições que inscrevam 5 ou mais participantes.

Não acumulável com o Preço Early Bird.

Programa

19 maio

Conferência de abertura | Mobilidade elétrica e a transição energética: regulação, mercado e o futuro da mobilidade sustentável

(Acesso livre | presencial)

  • Filipe Brito Bastos (Nova School of Law) e Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)
  • Oradores: Lucila de Almeida

20 de maio

Enquadramento jurídico europeu e nacional
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)
Modelo regulatório português e principais modelos de negócio
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca) e Nuno Maria Bonneville (Galp)

26 de maio

Modelo regulatório português e principais modelos de negócio
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca) e Nuno Maria Bonneville (Galp)
Infraestrutura de carregamento em Portugal: pontos de acesso público e pontos de acesso privativo
  • Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca)

27 de maio

Aspetos urbanísticos da mobilidade elétrica
  • Fernanda Paula Oliveira (FDUC)
Mobilidade elétrica e ocupação do domínio público
  • Jorge Pação (FDUL)

2 de junho

Veículos elétricos como recurso de flexibilidade e integração de renováveis no sistema elétrico
  • Joana Alves Abreu (Pérez Llorca)
Mercados de carbono e mobilidade elétrica
  • Bernardo Oliveira (STX)

3 de junho

O sistema tarifário da mobilidade elétrica
  • Filipe Matias Santos (ERSE)
Fiscalidade da mobilidade elétrica
  • Susana Estêvão Gonçalves (Pérez-Llorca)

16 de junho

Concorrência e mobilidade elétrica
  • Rita Leandro Vasconcelos (Pérez-Llorca)
Balanço e desafios da mobilidade elétrica em Portugal
  • Alexandre Videira (Mobi.E)

17 de junho

Mobilidade elétrica e os edifícios: eficiência energética; right-to-plug nos condomínios
  • Lisa Pinto Ferreira (Advogada)
Mobilidade elétrica e estacionamento público
  • Sofia Taborda (EMEL)

30 de junho

Mobilidade elétrica e ESG
  • Alice Khouri (Helexia)
  • (Sessão a confirmar) 

1 de julho

18h00-19h30 (presencial)

Mesa redonda: Mobilidade elétrica em transformação: o que esperar das mudanças regulatórias
  • Moderação: Joana Petiz
  • (Oradores/as a confirmar)

Inscrições








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