Estudos em Homenagem à Professora Doutora Maria Helena Brito

Lançamento | 9 de fevereiro 2023

Por ocasião da jubilação da Professora Maria Helena Brito, e tendo em conta a sua carreira académica ímpar e exemplar, a NOVA School of Law organizou a edição de um livro em sua homenagem, que reúne contribuições de académicos de renome na área do Direito Privado, quer a nível nacional, como internacional.

Organizado por Anabela Sousa Gonçalves, Armindo Ribeiro Mendes, Dário Moura Vicente, Mariana França Gouveia, Rui Moura Ramos e Vítor Pereira das Neves, o livro «Estudos em Homenagem à Professora Doutora Maria Helena Brito» vai ser lançado no dia 9 de fevereiro, pelas 17h00, no Anfiteatro A da NOVA School of Law.

Este evento é aberto a toda a comunidade. Para confirmar a sua presença, envie um e-mail para: eventos@novalaw.unl.pt.

Sobre Maria Helena Brito

Enquanto académica, a Professora Maria Helena Brito dedicou‑se, sobretudo, ao Direito Internacional Privado, tendo construído uma carreira sólida e precursora nessa área do Direito.

Deve destacar‑se, em especial, o contributo que foi dando ao longo da sua carreira não só aos problemas tradicionais do Direito Internacional Privado, como a muitas outras matérias para as quais este se tem expandido, de que são exemplos a representação nos contratos internacionais, outras questões relacionadas com o Direito do Comércio Internacional e a Arbitragem Internacional.

Ainda na vertente académica, a Professora Maria Helena Brito destaca-se como uma professora dedicada aos seus alunos e alunas, ímpar no empenho que coloca em tudo o que faz e na preocupação que coloca nos resultados que aqueles alunos e alunas podem atingir, com uma enorme capacidade de transmissão de conhecimento e para inspirar os mais jovens, mesmo em temáticas tão complexas e sofisticadas quanto a das relações privadas internacionais. Por isso, foi-lhe recentemente atribuído, por proposta dos estudantes e após votação no Conselho Pedagógico da Faculdade, o Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral 2022, que tem precisamente como objetivo distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora.

Ao longo da sua vida, a Professora Maria Helena Brito deixou ainda a sua marca em muitos outros contextos e lugares pelos quais passou. Foi assim quando exerceu, durante cerca de nove anos, as funções de Juíza Conselheira no Tribunal Constitucional, e também assim relativamente aos demais encargos que foi assumindo, como as funções técnicas que exerceu na Administração Pública, nos Ministérios da Justiça (Gabinete de Direito Europeu) e dos Negócios Estrangeiros (Direção‑Geral das Comunidades Europeias), ou, posteriormente, como Consultora Jurídica no Banco de Portugal, no Departamento de Serviços Jurídicos.