Governo do Brasil e NOVA School of Law assinam Memorando de Entendimento

A NOVA School of Law, através do Observatório do Racismo e Xenofobia, assinou um Memorando de Entendimento com o Governo do Brasil, representado pela Ministra de Estado da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O propósito do documento firmado no Campus de Campolide, em Lisboa, é abrir caminho à cooperação luso-brasileira na promoção da igualdade racial e étnica e à erradicação de todas as formas de discriminação e intolerância.

A assinatura deste memorando materializa a colaboração entre o Governo do Brasil e o Observatório do Racismo e Xenofobia da NOVA School of Law, iniciada em abril de 2023, quando firmaram, pela primeira vez, a necessidade de conjugarem esforços com o objetivo de complementar conhecimentos e experiências nas áreas institucionais de interesse comum.

No âmbito desta cooperação, prevê-se, entre outras iniciativas, a recolha de dados relevantes sobre a população negra, em Portugal, envolvendo tanto migrantes brasileiros como africanos.

Este acordo é um potente instrumento na luta contra o racismo, xenofobia e outras discriminações. Com esta assinatura, oficializamos a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de ações conjuntas que irão beneficiar a população brasileira, principalmente aqueles que residem em Portugal“, defendeu, neste encontro em Lisboa, a Ministra da Igualdade Racial da República Federativa do Brasil

Teresa Pizarro Beleza, Coordenadora do Observatório do Racismo e Xenofobia, afirmou que “’esta assinatura é um dia feliz” e que “o Memorando confirma a vontade mútua de colaboração na luta contra o racismo e a xenofobia nos dois países“. Acrescentou, ainda, que “temos muito a aprender com o Brasil, dada a longa experiência legislativa e política neste campo” e concluiu, dizendo que “a presença da Senhora Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco entre nós honra a nossa determinação e o nosso propósito comum.”

Sobre o Ministério

O Ministério da Igualdade Racial da República Federativa do Brasil foi instituído pelo Decreto de criação nº 11.346, de 1 de janeiro de 2023, e tem como finalidade institucional, definida no Art.º 1: V, articular, promover, acompanhar e avaliar da execução dos programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, destinados à implementação da promoção da igualdade racial e étnica, ações afirmativas, combate e superação do racismo.

Sobre o Observatório

O Observatório de Racismo e Xenofobia foi criado em 2023, por protocolo assinado entre o Governo Português e a NOVA School of Law, tendo como missão a produção, recolha, tratamento e difusão de informação e de conhecimento em matéria de racismo, xenofobia, discriminação nas várias áreas e setores abrangidos pelo Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 – Portugal contra o Racismo.

O Observatório promove, entre outras atividades, “Conversas” para incentivar a discussão informal e a visibilidade de qualquer tópico relevante no contexto do Racismo e da Xenofobia.

Mais informação sobre o Observatório aqui.