Prémios NOVA School of Law
Na NOVA School of Law valorizamos o talento e reconhecemos o mérito de toda a nossa comunidade. Por isso, como forma de incentivo à excelência e inovação, instituímos vários prémios que distinguem as nossas pessoas, nomeadamente aquelas que se destacam entre os/as melhores, seja pela sua excelência pedagógica, pelo seu excecional desempenho académico ou pela qualidade da sua investigação.
A NOVA School of Law compromete-se a premiar a sua comunidade.
Neste sentido, procuramos distinguir aqueles/as que, com a sua ação, contribuem para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformadora.
Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral
O Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral foi instituído com o objetivo de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora.
O Prémio – cujo título foi criado em homenagem às preocupações de natureza pedagógica do seu Fundador, as quais, notoriamente, estiveram na génese da criação da própria NOVA School of Law – consiste, então, no reconhecimento público de excelência pedagógica, pretendendo, em especial, reconhecer a capacidade de inovação pedagógica do seu corpo docente, contribuindo para divulgar boas práticas desenvolvidas no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, em unidades curriculares de qualquer tipologia.
Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida
A NOVA School of Law instituiu o Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida com o intuito de incentivar o doutoramento em Direito, na área do Direito Privado, indo ao encontro dos designíos do Professor, que, com o seu ensino, influenciou gerações de estudantes e deu impulso determinante para a realização de doutoramentos em Direito, sobretudo em temas de Direito Privado.
O prémio será atribuído anualmente, com início no ano 2023, e visa distinguir e premiar o/a melhor estudante da fase letiva do Doutoramento em Direito da NOVA School of Law na área do Direito Privado.
O prémio será entregue na cerimónia do Dia da NOVA School of Law.
Prémio Professora Doutora Paula Escarameia
O Prémio Professora Doutora Paula Escarameia tem por objetivo encorajar o estudo de Direito Internacional Público entre a comunidade estudantil da nossa Faculdade, tendo como destinatários/s estudantes do 1.º Ciclo (Licenciatura) ou 2.º Ciclo (Mestrado).
O prémio foi instituído a 13 de Julho de 2011, com base no legado da Professora, eminente jusinternacionalista portuguesa, que desempenhou, entre outras funções de grande relevo, o cargo de membro da Comissão de Direito Internacional da Organização das Nações Unidas entre 2002 e 2010, período em que colaborou intensamente com a NOVA School of Law como docente e investigadora
O prémio é atribuído bienalmente, com início no ano de 2012, e visa distinguir e premiar trabalhos cujo tema se insira na área do Direito Internacional Público.
Prémios Fundação Santander
No âmbito da parceria assinada entre a NOVA School of Law e a Fundação Santander Portugal, foram instituídos os Prémios Fundação Santander, que visam o reconhecimento do mérito académico dos nossos alunos e alunas.
Os prémios são atribuídos anualmente ao/à melhor estudante de 1º ano de Licenciatura da NOVA School of Law e ao/à melhor estudante do Mestrado em Direito e Mercados Financeiros.
As condições de elegibilidade para os Prémios, no valor de 1000€, são as seguintes:
Prémio de melhor estudante do 1º ano da Licenciatura em Direito:
- Ter concluído a totalidade dos 60 créditos do primeiro ano da licenciatura em Direito da NOVA School of Law no ano letivo da atribuição do prémio, com o integral cumprimento das unidades curriculares e opções restritas determinadas no plano curricular de primeiro ano.
- Apresentar a melhor média ponderada pelo número de créditos obtidos, se a sua média for igual ou superior a 16,00 valores (na escala de 0/20).
- Para aferir as melhores classificações na fase letiva só são tidas em conta as classificações obtidas na NOVA School of Law.
- Em caso de empate, será critério de desempate a média das classificações atribuídas às unidades curriculares obrigatórias.
- Só são elegíveis para atribuição destes prémios de mérito académico os/as estudantes que concluam a fase letiva no tempo devido, em regime de frequência em tempo integral.
Prémio de melhor estudante do Mestrado em Direito e Mercados Financeiros (fase curricular)
- Ter concluído a totalidade dos 60 créditos da fase letiva do Mestrado em Direito e Mercados Financeiros da NOVA School of Law no ano letivo da atribuição do prémio, com o integral cumprimento das unidades curriculares e opções restritas determinadas no plano curricular, prosseguindo e frequentando a fase não letiva
- Apresentar a melhor média ponderada pelo número de créditos obtidos, se a sua média for igual ou superior a 16,00 valores (na escala de 0/20)
- Para aferir as melhores classificações na fase letiva só são tidas em conta as classificações obtidas na NOVA School of Law.
- Em caso de empate, será critério de desempate a média das classificações atribuídas às unidades curriculares obrigatórias.
Só são elegíveis para atribuição destes prémios de mérito académico os/as estudantes que concluam a fase letiva no tempo devido, em regime de frequência em tempo integral.
My Data is Mine Award - Best Paper Award
A organização europeia Euroconsumers, através do Consumer Empowerment Project (CEP), lançou a 4.ª edição do prémio «My Data is Mine 2023», que será atribuído ao melhor artigo elaborado por jovens estudantes investigadores/as que ofereçam uma abordagem inovadora nas questões da proteção de dados e que possam dar um contributo visionário para a exploração de dados na Europa e no mundo.
Nesta quarta edição – que visa reconhecer a investigação de excelência no domínio da Inteligência Artificial (IA) e da proteção de dados – a Euroconsumers criou um prémio específico para o melhor artigo escrito por estudantes da NOVA School of Law.
Westin Scholar Award
A International Association of Privacy Professionals (IAPP) – organização sem fins lucrativos que visa apoiar profissionais no campo da privacidade, fornecendo recursos, educação e oportunidades de networking – incluiu a NOVA School of Law na lista de escolas autorizadas a atribuir o Westin Scholar Award, entregue a estudantes que sejam reconhecidos/das como futuros/as líderes na área da privacidade e proteção de dados.
O prémio será atribuído anualmente ao/à estudante que obtiver a nota mais alta na unidade curricular de Proteção e Gestão de Dados.