Bolsa Fulbright em Direito e Sustentabilidade atribuída a Professor Burke Griggs da Universidade Washburn

O Conselho de Administração da Comissão Fulbright anunciou os/as beneficiários/as portugueses/as e americanos/as de 2023 dos Prémios Fulbright Portugal, entre os quais o Professor Burke Griggs, da Universidade Washburn, que em setembro juntar-se-á à NOVA School of Law no âmbito da Bolsa Fulbright em Direito e Sustentabilidade.

A bolsa foi atribuída no contexto do protocolo assinado com a Comissão Fulbright, que assumiu especial relevo por ser a primeira vez que a Comissão lançou um programa virado para esta temática.

A parceria permite, assim, a vinda de Professores/as e Investigadores/as Americanos/as para realizar projetos de ensino e investigação na NOVA School of Law, por um período de quatro meses, em áreas temáticas relacionadas com o cruzamento entre o Direito e a Sustentabilidade.

As candidaturas para a segunda edição estão já abertas. Clique aqui para mais informações [link para a notícia]

Burke Griggs

Burke Griggs é professor de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Washburn, onde leciona Direitos Reais, Direito dos Recursos Naturais e História do Direito. A sua investigação explora os elementos históricos, técnicos e culturais do Direito dos Recursos Naturais, especialmente o Direito da Água. É autor de numerosos artigos académicos e coautor de livros sobre Direito da Água e Direito do Petróleo e do Gás.

No passado, representou o Estado do Kansas em questões federais e interestaduais relacionadas com a água – com destaque para o caso Kansas v. Nebraska, uma ação original proposta perante o Supreme Court com o intuito de impor o cumprimento do Republican River Compact – e foi advogado do Kansas no caso relativo ao acordo sobre os direitos de água reservados da tribo Kickapoo.

Atualmente, presta assessoria aos Departamentos de Comércio e de Estado dos EUA em questões relacionadas com o lítio na América Latina e faz parte do Grupo de Trabalho sobre Justiça Ambiental do Departamento de Justiça dos EUA para o Centro-Oeste. É membro do Woods Institute for the Environment e do Bill Lane Center for the American West, ambos da Universidade de Stanford.

Natural do Colorado, licenciou-se em Stanford, doutorou-se em Yale e é Juris Doctor (J.D.) pela Universidade do Kansas.

Fulbright Portugal

A Comissão Fulbright em Portugal tem desenvolvido um papel de excecional importância na promoção do envolvimento bilateral e da compreensão mútua entre os EUA e Portugal nas áreas da educação e da ciência, oferecendo oportunidades para o intercâmbio de académicos/as, investigadores/as e estudantes de ambos os países.

O Programa Fulbright é um programa de grande prestígio internacional pela excelência dos/as participantes individuais e das parcerias institucionais, pelo que atrai candidatos/as de elevada qualidade.