2.ª edição da Bolsa Fulbright em Direito e Sustentabilidade | NOVA School of Law

Candidaturas até 15 de setembro 2023

Anunciamos a abertura da segunda edição do concurso Bolsa Fulbright em Direito e Sustentabilidade | NOVA School of Law, no âmbito do Fulbright U.S. Scholar Program.

A bolsa, que foi atribuída no contexto do protocolo assinado com a Comissão Fulbright, é dirigida a Professores/as e Investigadore/as norte-americano/as que pretendam passar um semestre letivo a ensinar e investigar na NOVA School of Law, em áreas temáticas relacionadas com o cruzamento entre o Direito e a Sustentabilidade.

Especificidades da Bolsa

A Bolsa Fulbright em Direito e Sustentabilidade – atribuída na primeira edição ao Professor Burke Griggs, da Universidade Washburn – terá a duração de quatro meses, preferencialmente com início em setembro de 2024.

Será dada primazia aos/às candidatos/as cujos interesses de investigação correspondam a uma ou várias das prioridades estratégicas da NOVA School of Law, que são as seguintes:

• O papel do Direito na promoção dos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e económico (os interesses de investigação dos/as candidatos/as podem centrar-se apenas num destes pilares ou em vários);
  • Reforço da Paz, da Justiça e das Instituições Eficazes;
  • Direito, Inovação e Digitalização.

Estas três prioridades estratégicas podem incluir uma variedade de temas que abrangem os seguintes ODS:

• Paz, justiça e segurança (ODS 16);
  • Direitos Humanos na era digital/ cibersegurança (ODS 9, 16);
  • Trabalho digno, conduta empresarial responsável (ODS 8);
  • Direito e economia azul: o oceano (ODS 12, 13, 14);
  • Direito e economia verde: energia e clima (ODS 7, 12, 13, 15);
  • Resolução alternativa de litígios na era digital (ODS 16);
  • Direito a cidades inteligentes e sustentáveis (ODS 11, 12);
  • Regulação, política legislativa e a transformação digital (ODS 9, 16);
  • Fiscalidade verde, solidariedade social e políticas públicas (ODS 1, 8);
  • Direitos Humanos, acesso à justiça e Estado de Direito (ODS 16);
  • Sustentabilidade e digitalização dos mercados financeiros (ODS 1, 8, 12);
  • Compliance, enforcement e ESG (SDG 16);
  • Ciência de Dados, Inteligência Artificial e estudos jurídicos empíricos (ODS 9, 16);
  • Governança e reforma institucional (ODS 16);
  • Direito, saúde e bem-estar (ODS 3);
  • Igualdade de género (ODS 5).

Idealmente, os interesses de investigação do/a candidato/a devem também corresponder às atividades desenvolvidas por qualquer um dos centros de conhecimento da NOVA School of Law

O concurso abrange as áreas científicas de Direito, Economia, Ciências Ambientais, História (não americana), Ciências e Sistemas de Informação, Relações Internacionais, Filosofia, Ciência Política, Psicologia, Administração Pública, Saúde Pública e Sociologia.

Dá-se preferência a académicos/as com formação jurídica (ou, sem formação jurídica, que demonstrem interesse em realizar investigação trans, multi ou interdisciplinar sobre sistemas jurídicos).

Terão ainda preferência os candidatos/as que, nas suas respetivas áreas, se dediquem a projetos de investigação que cumpram, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, designadamente, erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade até 2030.

Bolsas Fullbright. Fullbrigh awards na NOVA School of Law