3.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral

A NOVA School of Law tem o prazer de anunciar a 3.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, criado em 2021 com o objetivo de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora.

Na sua segunda edição o prémio foi entregue à professora Maria Helena Brito, distinção que destaca o modo como a professora dá continuidade ao legado de excelência pedagógica que o Professor Freitas do Amaral imprimiu na nossa escola, constituindo “um modelo pedagógico não só para estudantes” – como destacou o Professor Filipe Brito Bastos, que apresentou o prémio na cerimónia – mas para todos os colegas docentes“.

A galardoada“, prosseguiu, “continua a dar muito à nossa escola e, no verdadeiro espírito da nossa excelência pedagógica, continua a reinventar-se e a apoiar cada um dos seus estudantes. Mesmo nas circunstâncias mais extraordinárias. Formou gerações de agentes de mudança”.

“É ‘um modelo de garra, de amor ao ensino, de amor ao Direito – um amor contagiante’, acrescenta, dizendo que “Nada disto são palavras minhas. São palavras dos estudantes proponentes da sua nomeação. Mas faço minhas as suas palavras, sobretudo quando afirmam que é, cito, ‘uma inspiração para jovens académicos’.

Atribuição do Prémio de Excelência Pedagógica

O Prémio consiste no reconhecimento público de excelência pedagógica, pretendendo, em especial, reconhecer a capacidade de inovação pedagógica do seu corpo docente, contribuindo para divulgar boas práticas desenvolvidas no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, em unidades curriculares de qualquer tipologia.

A atribuição do Prémio é anual, sendo deliberada em outubro de cada ano com referência ao ano letivo imediatamente anterior.

São elegíveis para a atribuição do Prémio quaisquer docentes ou equipas de docentes que tenham lecionado uma ou mais unidades curriculares de qualquer tipologia, integradas ou não em ciclos de estudo conferentes de grau, no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, independentemente da natureza do respetivo vínculo à NOVA School of Law. Por seu turno, a elegibilidade não depende da apresentação de candidaturas.

Avaliação

Serão apreciadas quaisquer propostas fundamentadas subscritas por um ou mais membros docentes ou discentes da comunidade NOVA School of Law, devendo tais propostas ser dirigidas à presidência do Conselho Pedagógico, por correio eletrónico, entre o primeiro e o último dia do mês de setembro do ano letivo subsequente àquele a que o Prémio se reporta.

As propostas devem ser enviadas durante o presente mês de setembro para conselho.pedagogico@novalaw.unl.pt.

Anúncio do Prémio

O prémio de excelência pedagógica será anunciado pelo/a Presidente do Conselho Pedagógico, na cerimónia do Dia da Faculdade, que este ano irá decorrer no dia 21 de outubro