Almirante Gouveia e Melo junta-se à NOVA School of Law

Uma das novidades deste ano do Mestrado em Direito e Economia do Mar | A Governação do Oceano – considerado o melhor do mundo, de acordo com o ranking da Ednuniversal na categoria de Maritime Management – foi a lecionação da cadeira Maritime Security a cargo da Marinha Portuguesa, sob a regência do Almirante Gouveia e Melo.

Foi, assim, com enorme satisfação que recebemos o ex-coordenador da Task Force do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, que se juntou à NOVA School of Law no seguimento do nosso empenho em robustecer o nosso corpo docente com os/as melhores e mais talentosos/as profissionais, contribuindo para a excelência deste Mestrado, que se destaca pela sua natureza diferenciada, assente numa visão ampla e integrada, consciente de que no mar estão dos maiores desafios e oportunidades do planeta para um desenvolvimento sustentável.

Sobre o Almirante Gouveia e Melo

Almirante e Chefe do Estado-Maior da Armada desde dezembro de 2021, Gouveia e Melo ingressou aos 19 anos na Escola Naval, tendo sido promovido a guarda-marinha cinco anos depois.

Em 1985 fez parte da Esquadrilha de Submarinos e navegou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, nos quais desempenhou diversas funções operacionais. Mais tarde, no mar, assumiu o comando dos submarinos Delfim, Barracuda e da fragata NRP Vasco da Gama.

Ao longo da sua carreira recebeu vários louvores e condecoraçõe, tendo feito inúmeros cursos, entre os quais se destacam a especialização em Comunicações e Guerra Electrónica, o Curso Geral Naval de Guerra, uma Pós-Graduação em “Information Warfare” na Universidade Independente e o Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Em fevereiro de 2021, foi nomeado para coordenar a Task Force do Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, funções que deixou em finais de setembro do mesmo ano.