Mariana França Gouveia

Mariana França Gouveia

Estudar Direito na NOVA School of Law é aprender a mudar o mundo. É aceitar o desafio de ter um papel ativo que faz a diferença na sociedade e em quem nos rodeia. Para nós, ensinar é formar agentes de mudança, juristas ativos e globais, conscientes e humanistas. Porque no mundo de hoje já não é suficiente ser competente, não é apenas necessário prever, compreender e mediar interesses e disputas, antes é decisivo ter a capacidade de pensar no melhor, num futuro ideal para os seus parceiros, para os seus clientes, para os cidadãos.

Na NOVA School of Law formamos quem queira mais do que ser competente, quem queira ser diferente, quem espera poder fazer a diferença, em Portugal e no mundo. Quem acredita que em cada um de nós está o potencial de promover uma sociedade mais justa. E não se demite da sua responsabilidade nessa tarefa.

Não formatamos alunos, nem enchemos cabeças, antes potenciamos as qualidades individuais de cada um, antes abrimos cabeças e horizontes. Num trabalho constante, incansável e particular, todos – professores, funcionários, alunos – questionamos o que existe, dentro e fora de portas, procuramos novas realidades, ultrapassamos muros e fronteiras.

Este é o compromisso da NOVA, que assume a sua constante evolução e adaptação, observando em permanência a mudança e as novas exigências da sociedade, do mercado e dos alunos.

Jorge Morais Carvalho

Jorge Morais Carvalho

Rita Calçada Pires
Coordenadora
Rita Calçada Pires

Escolher a NOVA School of Law é ousar uma NOVA forma de aprender a pensar o Direito.

Somos uma equipa que acredita ser a proximidade entre o estudante e o professor essencial para o bom processo de aprendizagem.

Defendemos, desde o início da licenciatura, o desenvolvimento do espírito crítico e criativo, promovendo aulas dialogadas e acompanhamento especializado no estudo, capaz de originar um olhar jurídico que antecipe os problemas e, se não possível, que seja capaz de os solucionar também inovadoramente.

Apostamos na constante inovação pedagógica e somos adeptos de que um jurista contemporâneo tem de ser capaz de conhecer e gerir a multidisciplinariedade fruto de um mundo global e digital, em profunda transformação, que questiona o tipo de Direito que temos e precisamos ter.

Insistimos na formação internacional e tecnológica.

Não abdicamos do conhecimento sólido, mas intensificamo-lo com a melhor prática, por acreditarmos no diálogo entre essas duas realidades.

E estimulamos o desenvolvimento de juristas humanistas, capazes de olhares personalizados e individualizados, conscientes do seu papel transformador na construção de uma sociedade contemporânea mais humana e capaz de responder positivamente aos desafios que se lhe colocam.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

 

Dada a sólida formação na área jurídica, os graduados da licenciatura encontrarão naturalmente colocação em áreas diretamente relacionadas com o Direito, quer nos domínios da advocacia, da magistratura, no domínio académico, da arbitragem e mediação ou da consultoria em domínios legais ou fiscais.

A abrangência de conhecimentos que a licenciatura em Direito compreende e o carácter multidisciplinar da formação na NOVA, por seu turno, colocam os graduados pela faculdade na dianteira de profissões com menor teor jurídico, mas para as quais a formação em Direito constituiu um importante complemento, como o são as carreiras em organizações internacionais e ONG, a diplomacia, a gestão empresarial, a consultoria de comunicação e jornalismo.

A licenciatura em Direito é extremamente relevante para quem pretenda prosseguir uma carreira governativa ou na administração pública, sendo particularmente apelativa para os alunos que visem carreiras no âmbito da Segurança e Defesa.

Com vista ao aprofundamento da experiência dos alunos foram concebidos planos de fortalecimento curricular que englobam estágios curriculares, estágios e experiências internacionais, acordos com entidades recrutadoras e feiras de empregabilidade que facilitam a transição para e o contacto com o mercado de trabalho em cada uma das áreas de implantação profissional anteriormente referidas.

 

“A Morais Leitão tem desde sempre integrado vários alunos da NOVA School of Law, contando hoje com muitos alumni, entre advogados-estagiários, associados e sócios. Na NOVA, valorizamos especialmente a multidisciplinaridade e a combinação entre uma formação teórica sólida e uma abordagem pragmática focada na resolução de problemas” Morais Leitão

“Quando recrutamos alunos da NOVA School of Law, encontramos competências técnicas adquiridas na formação base, para além das competências comportamentais como a capacidade de comunicação e de relacionamento, espírito de iniciativa, autonomia e sentido de responsabilidade” PWC | Human Capital

Plano Curricular

Obrigatórias OB
Opcionais OP

1º ano

1º semestre ECTs
Direito Constitucional 8
Introdução ao Direito e ao Pensamento Jurídico 8
Microeconomia 6
O
B
História do Estado ou História das Ideias Políticas 4
International Relations ou Political Science 4
O
P

1º ano

2º semestre ECTs
História do Direito 6
Direito Constitucional Português 8
Teoria da Norma Jurídica 6
Informação e Documentação Jurídica 2
O
B
Macroeconomics ou Public Economics 4
Sociology of Law ou Legal Anthropology 4
O
P

2º ano

1º semestre ECTs
Direito Administrativo 8
Direito da União Europeia 6
Teoria Geral do Direito Privado 8
O
B
Análise do Discurso Jurídico 4
Sistemas Jurídicos Comparados 4
O
P

2º ano

2º semestre ECTs
Direito das Obrigações 8
Direito das Pessoas e da Família 4
Direito Internacional Público 6
Fundamental Rights 4
O
B
Legal Drafting 2
Direito Administrativo Especial 4
O
P

3º ano

1º semestre ECTs
Direitos Reais 8
Direito das Finanças Públicas 6
Contract Law 6
Direito e Tecnologia 2
Teoria da Lei Penal 8
O
B
Direito da Economia 0
Go Global 2
Programação para Juristas 6
O
P

3º ano

2º semestre ECTs
Direito das Sucessões 4
Responsabilidade Civil 6
Teoria do Crime 8
Teoria do Processo 6
O
B
Go Global 2
Direito do Consumo 6
Crimes em Especial 4
Análise Económica do Direito 4
Direito Processual Administrativo 6
O
P

4º ano

1º semestre ECTs
Direito do Trabalho 6
Direito Processual Civil Declarativo 6
Direito Processual Penal 8
O
B
Social Equality Law ou International Criminal Law 4
Programação para Juristas 1
Direito Internacional Privado 4
1
O
P

4º ano

2º semestre ECTs
Direito das Sociedades 8
Direito Fiscal 6
Direito Processual Civil Executivo 6
Prática Jurídica Interdisciplinar 6
O
B
Direito do Consumo 6
Crimes em Especial 4
Análise Económica do Direito 4
Direito Processual Administrativo 6
O
P

Coordenadores

Jorge Morais Carvalho

Jorge Morais Carvalho
Rita Calçada Pires
Coordenadora
Rita Calçada Pires

Testemunhos

Francisco Pedro Balsemão

Francisco Pedro Balsemão

CEO Impresa

Os meus cinco anos de licenciatura moldaram a minha personalidade e fizeram-me quem sou hoje. Nos primeiros tempos na NOVA School of Law, o entusiasmo referente à nova escola era algo que nos imbuía a todos, professores e alunos: a proximidade com os docentes mais reputados, o pragmatismo e a multidisciplinaridade do plano curricular, etc. Em termos académicos, não tenho dúvidas, mesmo agora em que faço algo aparentemente não relacionado com a minha formação universitária, de que o curso na NOVA School of Law, foi a melhor escolha que podia ter feito, porque me estruturou exemplarmente o raciocínio e teve inúmeras aplicações práticas. O que de melhor retirei da NOVA School of Law, – a importância do trabalho de equipa, a resiliência, etc. – tem-me acompanhado e, estou certo, continuará a acompanhar-me, na minha vida pessoal e profissional.

Rute Alves

Rute Alves

Associada Sénior, PLMJ

O conhecimento e as experiências que adquirimos durante os anos de faculdade acompanham-nos o resto da vida. Tenho consciência deste facto diariamente. A NOVA School of Law foi a faculdade que escolhi, que me formou e influenciou a forma como ainda hoje vejo o Direito na minha vida profissional: com sentido prático, crítico e sempre com a consciência da sua interdisciplinaridade. Enquanto advogada, conheço de perto a importância que os clientes atribuem a um advogado que não é apenas jurista, que também é conhecedor da indústria e parceiro na busca de soluções inovadoras. Na NOVA, estas características são-nos incutidas desde cedo. A proximidade entre professores e alunos permite a criação de sinergias que tornam a NOVA numa comunidade aberta, desempoeirada, inovadora, com estudantes atentos, interessados e conscientes do papel dos juristas enquanto parceiros de projetos empresariais, sociais e científicos. Se hoje tivesse de escolher outra vez, não hesitaria.

Gonçalo Silva

Gonçalo Silva

Ex-estagiário na Missão de Portugal nas Nações Unidas e na Delegação da EU em Portugal

A NOVA School of Law não me deu só uma licenciatura de qualidade; deu-me uma atitude para a vida. Uma atitude em que o foco é construir a solução, inovar e encarar o mundo com coragem. Ter estagiado junto das Nações Unidas após a conclusão da minha licenciatura foi o início de um caminho onde – acredito – é a “atitude NOVA School of Law” que me permitirá marcar pela diferença, acrescentar valor e, quiçá, mudar um pouco mais o mundo para melhor.

Mateus Carvalho

Mateus Carvalho

Consultor na FUTURA na área de proteção de dados e cibersegurança

Na NOVA School of Law encontrei um ensino do Direito humano, inovador e ligado à realidade. A par do rigor e do domínio do saber, aprendi a verdadeiramente pensar o Direito, de forma criativa e integrada no plano internacional, algo que muito me ajudou no capítulo seguinte à minha licenciatura, na área do Direito da União Europeia – um estágio no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Diogo Rainha

Diogo Rainha

Advogado Estagiário, Cuatrecasas

“A importante componente prática da Licenciatura permitiu-me conhecer e optar, entre as muitas potencialidades da área, pela vertente da advocacia. É certo que nesta nova etapa encontro desafios todos os dias, mas a bagagem que colhi da NOVA School of Law confere-me a confiança necessária para abraçar todos os projetos da vida profissional.”

Juliana Senra

Juliana Senra

Estudante Mestrado Sociologia do Direito na Universidade Lund

“Depois da licenciatura na NOVA School of Law que me abriu, como a muitos colegas, a porta da internacionalização, escolhi o mestrado em Sociologia do Direito na Universidade de Lund, na Suécia, em que os métodos e teorias das ciências sociais são usados para analisar e criticar o Direito à luz de temas atuais. Este mestrado permite-me enveredar pela via académica ou prosseguir numa carreira mais prática.”

Matilde Lopes Alves

Matilde Lopes Alves

Estudante LL.M Competition Law na Queen Mary University of London

“A NOVA School of Law  foi a minha casa durante quatro anos e tive a sorte de poder contar com o apoio e disponibilidade dos professores. Na NOVA cresci como pessoa e formei me como jurista. Concluída esta etapa, embarquei numa nova aventura, desta vez em Londres, onde iniciei um LL.M in Competition Law na Queen Mary University of London. Hoje sei que a formação sólida que a NOVA me deu, me preparou para este desafio que estou agora a enfrentar e tenho plena consciência das portas que a NOVA tem para abrir.”

Ana Machado

Ana Machado

Estudante Mestrado Forense e Arbitragem na NOVA School of Law

“A minha experiência de licenciatura na NOVA School of Law mostrou-se fundamental para o meu crescimento não só enquanto jurista, mas enquanto cidadã. Colocando em constante desafio as nossas capacidades intelectuais e práticas, esta instituição prepara-nos enquanto juristas virados para o futuro. A escolha do Mestrado na NOVA foi fácil, pois sei que seria mais desafiada ainda e continuaria numa perseverante melhoria e aprofundamento das minhas capacidades e competências enquanto estudante de Direito. Orientada por Docentes conhecedores da realidade, e apostando na formação integrada num ambiente de proximidade bastante patente na comunidade académica, esta Faculdade facilmente se tornou um espaço onde me sinto em casa.”