Centros de Conhecimento

NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law

Missão

O NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law é um centro de investigação que se dedica à investigação interdisciplinar e ao desenvolvimento de políticas públicas no domínio das questões jurídicas de género, igualdade e família.

O centro integra três linhas de investigação:

1. Direito e Políticas da Família
  2. Direito da Igualdade
  3. Género, Religião e Direito

Objetivos

• Fazer análises comparativas e participar em discussões nas áreas de atuação do Centro. O Centro pretende contribuir para a investigação europeia e comparada sobre o género, a igualdade e a família (investigação);
  • Emitir pareceres especializados nas áreas de atuação do Centro a pedido de stakeholders relevantes, tais como tribunais internacionais e nacionais (consultoria/intervenção de terceiros/amicus curiae);
  • Participar em projetos de investigação conjuntos com stakeholders relevantes, tais como profissionais do Direito e ONGs, nas áreas de atuação do Centro (investigação colaborativa);
  • Envolver estudantes de licenciatura e mestrado da NOVA School of Law em investigação de ponta desde o início do seu percurso académico, de modo a contribuir para a melhoria do ensino do Direito em Portugal (educação avançada).

Family Law and Policy
NOVA School of Law

Coordenação das áreas de investigação

Equality Law

University of Utah

University of Illinois

Parcerias

O NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law colabora com instituições de referência em todo o mundo para realizar investigação de ponta, partilhar conhecimentos e desenvolver soluções políticas abrangentes. Os nossos parceiros incluem centros de investigação de renome, programas para o desenvolvimento de políticas públicas e grupos de advocacy.

Parcerias principais:

Ao prosseguir estes objetivos, o NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law compromete-se a prosseguir os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Sólidas).

O Centro de Estudos de Género, Família e Direito da NOVA faz parte do CEDIS, que é financiado pela FCT, I.P. no âmbito do projeto UID/00714/2020.