3.ª Conferência Internacional do Módulo Jean Monnet sobre Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na era dos ODS

10 e 11 de julho de 2025 | NOVA School of Law

O principal objetivo desta conferência anual é criar um fórum onde académicos, profissionais, organizações não-governamentais, sector cooperativo e social e agências estatais vocacionadas para os seguros se encontrem e discutam tópicos de interesse para todos/as, com destaque para as recomendações de políticas públicas sobre o papel dos seguros na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O propósito é contribuir para a geração de conhecimentos e aumentar a sensibilização para o papel dos seguros na igualdade de gozo dos direitos humanos e na realização dos ODS, em conformidade com os valores fundamentais da União Europeia.

Em 2025, esta conferência anual será dedicada ao ODS 1: Erradicar a pobreza.

Os seguros têm um potencial imenso na luta pela erradicação da pobreza. Por natureza, o setor sempre desempenhou um papel fundamental, ao oferecer proteção financeira contra o impacto adverso decorrente de eventos imprevistos, como doenças, acidentes, catástrofes naturais ou humanas. A acessibilidade aos seguros permite que as populações mais vulneráveis mantenham níveis mínimos de subsistência e evitem cair em ciclos de pobreza. Todavia, há que identificar os obstáculos a uma acessibilidade plena aos seguros. Barreiras jurídicas, económicas, sociais ou geográficas ainda limitam o acesso a produtos de seguros. O fortalecimento de políticas públicas e a criação de estruturas jurídicas que incentivem a oferta e o acesso aos seguros podem ser soluções eficazes para ampliar essa proteção financeira, contribuindo de forma significativa para a redução da pobreza global. Os seguros podem constituir uma ferramenta essencial na proteção das populações mais expostas ao impacto económico-financeiro das alterações climáticas, mas podem ainda incentivar práticas de resiliência e adaptação, contribuindo para uma sociedade mais preparada para enfrentar os desafios climáticos.

São, pois, igualmente bem-vindas, nesta conferência, as intervenções que explorem as ligações entre este nobre objetivo e outros ODS, em especial o ODS 13 – Combater as alterações climáticas, o 14 – Oceanos, mares e recursos marinhos, o 15 – Ecossistemas terrestres e biodiversidade, e o 16 – Paz e justiça.

Organização

Coordenadoras: Margarida Lima Rego, Maria Elisabete Ramos.

Membros da Comissão Científica: Claire Bright, Fabrizio Esposito, Joana Campos Carvalho, Martinho Lucas PiresSoraya Nour-Sckell.

Local e Data

A conferência principal seguirá um formato híbrido, sendo a localização física na NOVA School of Law. A conferência terá lugar no dia 10 de julho de 2025.

No dia 11 de julho de 2025, haverá um workshop especialmente dedicado à discussão de trabalhos apresentados por jovens académicos/as, que terá lugar no Auditório da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Todos os/as participantes da conferência são bem-vindos/as a assistir a esta sessão, sem custos adicionais.

Programa

11 de julho 

Local: Anfiteatro A, NOVA School of Law

8h30 – 9h00 | Receção e acreditação

9h00 – 9h30 | Cerimónia de abertura

  • Margarida Lima Rego, Diretora da NOVA School of Law
  • Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)

9h30 – 10h30 | 1.º Orador Principal

 

«Seguro e Desenvolvimento: o exemplo do Brasil»

  • Professor Doutor Alessandro Octaviani (Universidade de São Paulo – USP), Superintendente da Superintendência de Seguros Privados do Brasil (SUSEP)

Comentador: Doutor Ernesto Tzirulnik, Advogado fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro

Debate e P&R

Coffee Break

11h30 – 12h30 | 1.ª Mesa Redonda


Perspetivas Internacionais

Moderação: Margarida Lima Rego

  • Anaïs Tobalagba, RAID
  • Nic de Maesschalck, BIPAR
  • Maria del Val Bolívar Oñoro, Universidade de Alcalá

Debate e P&R

Pausa para almoço

14h00 – 15h00 | 2.ºs Oradores Principais


«Um ano depois, reflexões sobre o Observatório dos Seguros de Saúde anunciado durante a 1.ª Conferência.»

  • Diogo Alarcão, Administrador da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)
  • Pedro Simões Coelho/ Pedro Borrego, NOVA Information Management School

Debate e P&R

15h30 – 16h20 | Comunicações Científicas e Entrega de Prémio

Moderação: Maria del Val Bolívar Oñoro

«The distribution of investment life insurance contracts in the light of the customer’s sustainable development preferences – a comparative and EU law perspective»
Mariusz Fras e Magdalena Habdas, Polónia

«Microinsurance for Just Transition: Fostering Sustainable Development Goals»
Gabriel Araujo, França

«Long-term Health Insurance in Employment Relationships: Reflections on the Challenges of its Implementation in Brazil and Portugal»
Andrea Zanetti, Brasil

Debate e P&R

Coffee Break

17h00 – 18h00 | 2.ª Mesa Redonda


O ponto de vista do mercado

Moderação: Maria Elisabete Ramos

  • Filipe Charters de Azevedo, Safe-Crop
  • Sofia Horta, Fidelidade
  • Vasco Baptista, MDS

Debate e P&R

18h30 – 19h30 | 3.ª Oradora Principal


Insurance Corporate Governance and AI in the SDG Era

  • Sara Landini, Universidade de Florença, Itália

Comentador: Fabrizio Esposito, NOVA School of Law

Debate e P&R

12 de julho 

Local: Auditório da ASF: Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Av. da República, 76, 1600-205 Lisboa

9h00 – 13h00 | Apresentações de estudantes de doutoramento e de mestrado

Moderadora: Maria del Val Bolivar Oñoro

Alunos/as de Doutoramento:

    • «Insurance in Climate Litigation: a Case Studies Overview», Vítor Boaventura Xavier
    • «The idea of sustainable insurance as a trust-building tool in the insurance contract – comparative law analysis», Oskar Zgonina

Alunos/as de Mestrado:

  • «From Fragmentation to Fairness: Rethinking Insurance Guarantees in the EU», Matilde Ribeiro Lourenço
  • «Insurance: a shield for decent work and economic growth», Anthony Novaes da Silva

Debate e P&R

Instruções para submissão: abstracts, artigos e posters

Atenção: em 2024, para a conferência principal de 11 de julho, a organização apenas terá em conta as propostas especificamente relacionadas com os seguros e o ODS 8. Também são bem-vindas intervenções que explorem as ligações entre o ODS 8 e outros ODS, nomeadamente 7, 9, 11 e 12. Com o objetivo de aumentar as ligações entre académico/as e profissionais jovens e seniores de todo o mundo, serão considerados todos os posters relacionados com o Direito dos Seguros e qualquer ODS.

Prazos

  • Prazo para a apresentação de abstracts: 31 de março de 2024
  • Os/as candidatos/as selecionados/as serão informados/as, o mais tardar, em 31 de maio de 2024
  • Prazo para a apresentação de artigos completos e posters: 1 de julho de 2024
  • Publicação da conferência (oradores/as principais e comunicações): dezembro de 2024

Todas as candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para EUInsLSDG@novalaw.unl.pt.

Para mais informações, critérios de seleção e instruções de submissão, por favor clique no botão abaixo.

Inscrições

O valor da inscrição na conferência é de 100 euros. Este valor será reduzido para 50 euros no caso de participação online. Será aplicada uma redução especial de 50 euros aos membros da AIDA.

É gratuita a participação de estudantes e pessoas com deficiência (mediante a apresentação de documento comprovativo da situação).

Os/as oradore/as selecionado/as estão sujeito/as a inscrição na conferência, mas a sua participação está isenta de pagamento.

A conferência não suporta quaisquer despesas de deslocação ou alojamento. Esta regra não se aplica aos keynote speakers.

Prémio da Conferência para apresentações orais

Este prémio destina-se a jovens académico/as, incluindo estudantes de doutoramento e doutorado/as que tenham defendido com êxito as suas teses há menos de cinco anos a contar da data da conferência. O prémio é de 500 euros e um certificado. Poderá ser atribuído um prémio em cada edição desta conferência anual, a critério do júri de avaliação, e poderá ser dividido em caso de empate. O júri poderá ainda decidir não atribuir qualquer prémio, se a qualidade dos trabalhos apresentados ficar aquém do esperado.

Para se candidatar, é necessário fornecer as seguintes informações ao submeter o abstract:

  • Uma manifestação de interesse em candidatar-se ao prémio;
  • Data de inscrição no programa de doutoramento / data das provas públicas de doutoramento. O/a vencedor/a do prémio deve apresentar certificado comprovativo da data de inscrição no programa de doutoramento ou da data das provas públicas.

Se admitido/a a concurso, deve submeter um exemplar anonimizado do artigo completo até 15 de junho de 2025.

Contactos

Para se inscrever e/ou solicitar mais informações, contactar info@aida-portugal.org

Financiamento: Esta Conferência insere-se no âmbito do Módulo Jean Monnet “Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na Era dos ODS” (ref. n.º 101085125), financiado pela União Europeia (Programa Erasmus+).

Media Partner:

eco seguros
CEDIS logo vertical
Logotipos Republica Portuguesa com bandeira de Portugal
Logotipo AIDA Portugal
Logotipo bandeira azul estrelas união europeia lettering Funded by the European Union