Margarida Lima Rego eleita Diretora da NOVA School of Law

Margarida Lima Rego foi, esta segunda-feira, eleita Diretora da NOVA School of Law pelo Conselho de Faculdade, para o quadriénio 2022-2026, sucedendo a Mariana França Gouveia.

Para os próximos quatro anos Margarida Lima Rego elegeu como prioridades a afirmação da investigação levada a cabo pela NOVA School of Law, que será reforçada, assim como a afirmação do perfil internacional da Faculdade.

Ao longo dos últimos anos a NOVA School of Law tem vindo a afirmar-se no ensino do Direito em Portugal e é, hoje, a Faculdade de direito mais procurada no concurso nacional de acesso ao ensino superior, o que reflete de forma positiva o trabalho desenvolvido. Para o futuro pretendemos dar continuidade ao que alcançámos e continuar a afirmar o caráter disruptivo que faz parte da nossa génese. Queremos formar melhores juristas, capazes de responder aos desafios do futuro”, afirma Margarida Lima Rego.

Integram ainda a sua equipa, como subdiretores/as, Jorge Morais Carvalho, que já integrava a anterior Direção, juntando-se-lhe agora Claire Bright e Joana Farrajota.

Margarida Lima Rego é Professora Associada com Agregação na NOVA School of Law, onde leciona regularmente desde 2005. Exercia o cargo de subdiretora desde 2018. Coordena o NOVA Knowledge Centre for Data-Driven Law e o Programa de Doutoramento em Direito. Atualmente, rege as disciplinas de «Direito das Obrigações e de Casos Difíceis», na licenciatura, é titular de um «Módulo Jean Monnet em EU Insurance Law», no mestrado, e no doutoramento assume a regência de «Private Law».

A sua prática jurídica tem como principais áreas de atuação o direito civil e comercial. Foi Of Counsel na Morais Leitão, onde liderava o grupo transversal de seguros, resseguros e fundos de pensões, tendo abandonado a sociedade em julho de 2019 para se dedicar exclusivamente à sua carreira académica. Mantém alguma atividade de jurisconsultoria, sendo regularmente consultada sobre matérias variadas de Direito português e da lusofonia, tendo contribuído para a resolução de litígios perante os tribunais de diversas jurisdições na Europa, em África e na América do Norte e do Sul.

É membro da Câmara de Recurso das Autoridades Europeias de Supervisão. É presidente da AIDA Portugal, secção portuguesa da Associação Internacional de Direito dos Seguros, membro da Comissão Executiva e do Conselho Científico da AIDA Europa, do Conselho Científico do Comité Ibero-latino-americano da AIDA e do Conselho Presidencial da AIDA Mundo. É Presidente da secção portuguesa da Comissão de Direito e Prática Comercial da Câmara do Comércio Internacional.

A tomada de posse da nova direção está marcada para o próximo dia 20 de outubro.