Parcerias Estratégicas
Ligação à Sociedade
Os desafios hoje colocados pela sociedade da tecnologia exigem uma interação com diversas entidades públicas e privadas. Uma interação que deve privilegiar uma atitude colaborativa e a procura de parcerias multidisciplinares e que acrescentem valor às abordagens curriculares da NOVA School of Law.
As parcerias que temos atualmente, e as que poderão acontecer no futuro, refletirão sempre uma atitude de colaboração e de diversidade de áreas e sectores. Do Direito à Banca, da Tecnologia aos Consumidores, procuramos desenvolver relações de proximidade com todas as nossas entidades parceiras.
Este é o caminho que queremos aprofundar para cumprir uma das vocações da NOVA School of Law: “a abertura à sociedade, aos novos ramos do Direito e às demais ciências sociais, sublinhando a sua especial atenção à evolução contemporânea da vida pública e dos seus novos problemas”.
A Abreu & Associados é uma das mais reputadas sociedades de advogados a nível nacional, tendo reconhecido mérito nas áreas do Direito Ambiental e Sustentabilidade, onde foi pioneira. Por isso, a NOVA School of Law, ao procurar adequar a sua atividade letiva às questões mais atuais da discussão jurídica na área do ambiente, conta com um Protocolo de Cooperação com a Abreu & Associados e o seu Instituto de Conhecimento desde outubro de 2021, nele constando a regência de uma unidade curricular por parte de uma das suas entidades associadas e o contributo financeiro para o Centro de Conhecimento NOVA Green Lab, nomeadamente através da criação da Abreu Chair in ESG Impact, atribuída à Professora Lucila de Almeida.
No âmbito da colaboração que a NOVA School of Law mantém com a Abreu Advogados está também incluída a lecionação da disciplina de Prática Jurídica Interdisciplinar e, mais recentemente, o protocolo para a criação de «Mestrados Focados no Mercado», de forma a permitir aos/às mestrandos/as o contacto direto com questões jurídicas práticas, preparando-os/as para responder aos desafios profissionais e a um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Este projeto vanguardista conta também com outras entidades parceiras, tais como a Novo Nordisk, Lusíadas, Luz Saúde e Unbabel, bem como as sociedades de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e a VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados.
Sociedade de advogados com uma longa experiência e elevada reputação no mercado português e a nível internacional, a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados trabalha em todas as áreas jurídicas, assessorando os mais diversos setores de atividade.
A parceria com a NOVA School of Law data de 2002 – tendo, na altura, por objeto a lecionação da disciplina de Prática Jurídica Interdisciplinar, que se mantém até hoje – tendo vindo a intensificar-se ininterruptamente desde então. Mais recentemente, em 2022, a Morais Leitão associou-se ao projeto de constituição do NOVA Knowledge Centre for Legal Argumentation (NOVA Argumentation), um centro de conhecimento integrado na NOVA School of Law e dedicado à investigação e à formação avançadas na área da argumentação jurídica, coordenado pelo Professor Luís Duarte d’Almeida.
Em 2023, e com o intuito de aproximar os/as jovens e o ensino universitário ao desempenho de funções profissionais, assinou um protocolo com a NOVA School of Law para a criação de «Mestrados Focados no Mercado», projeto pioneiro em Portugal, que conta também com outras entidades parceiras, tais como a Novo Nordisk, Lusíadas, Luz Saúde e Unbabel, bem como as sociedades a Abreu Advogados e a VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados.
A PLMJ destaca-se no panorama nacional como uma das sociedades de advogados com maior volume de negócio, assessorando empresas multinacionais e instituições estatais. É, desde 2002, uma parceira fundamental da NOVA School of Law na integração profissional dos/as seus/suas recém-diplomados/as.
O protocolo de início tinha por objeto a lecionação da disciplina de Prática Jurídica Interdisciplinar – que se mantém até à atualidade – e tem vindo a ser reforçado ao longo dos anos, estendendo-se à área do apoio à investigação, com particular destaque para o Centro de Conhecimento NOVA Business, Human Rights and the Environment, coordenado pela Professora Claire Bright, tendo como pano de fundo a relação umbilical entre a faculdade e o mercado de trabalho na área da advocacia.
A VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados é uma sociedade de advogados internacional e de referência, com mais de 40 anos de história, reconhecida pela sua abordagem inovadora em serviços jurídicos empresariais.
Em 2021 juntou-se à NOVA School of Law para a criação do WhatNext.Law, um Centro de Investigação que reúne profissionais do Direito, académicos e entidades privadas e públicas para explorar os principais tópicos jurídicos do futuro, pretendendo dar forma à discussão e à investigação, desenvolver capacidades e divulgar conhecimentos sobre os desafios atuais e futuros do direito, da economia e da sociedade. O centro é dirigido por Margarida Lima Rego, João Vieira de Almeida e Magda Cocco, contando, na sua orgânica, com os/as professores/as da NOVA School of Law Fabrizio Esposito e Vera Lúcia Raposo (Comissão Executiva), Athina Sachoulidou, Claire Bright, Miguel de Azevedo Moura, Giulia Priora e Graça Canto Moniz (Comissão Científica).
Com o intuito de proporcionar uma experiência rica e imersiva aos/às mestrandas, oferecendo-lhes uma visão prática e aplicada do Direito em contexto real, a VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados e a NOVA School of Law assinaram também um protocolo para a criação de «Mestrados Focados no Mercado», que conta também como entidades parceiras a Novo Nordisk, Lusíadas, Luz Saúde e Unbabel, bem como as sociedades Abreu Advogados e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.
Também no âmbito da cooperação entre a VdA e a NOVA School of Law está incluída a lecionação da disciplina de Prática Jurídica Interdisciplinar.
A Google faz parte do conjunto das cinco maiores empresas mundiais na área da tecnologia, procurando diversificar a sua atividade em áreas como o e-commerce, gestão de nuvens ou inteligência artificial.
A parceria de cooperação com a NOVA School of Law está relacionada com a necessidade de conjugar o direito tecnológico com a vertente empresarial. Neste sentido, o protocolo de cooperação assinado em agosto de 2021 caracteriza-se pela regência de uma unidade curricular relativa à área do Direito e Tecnologia, englobando também o lançamento da Cátedra da Google para a Governação dos Dados, atribuída à Professora Graça Canto Moniz e a criação de uma rede com vários investigadores e investigadoras, incluindo, da NOVA School of Law, o Professor Fabrizio Esposito e a Professora Athina Sachoulidou.
A «Cátedra da Google para a Governação dos Dados» (Google Data Governance Chair) reúne quatro universidades do Sul da Europa: de Espanha, a Universidade CEU San Pablo; de Itália, a Universidade RomaTre; da Grécia, a Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas; e de Portugal, a NOVA School of Law. O comité científico do projeto é presidido pelo Professor José Luís Piñar Mañas (San Pablo) e composto pelos Professores Georgios Yannopoulos (Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas), Graça Canto Moniz (NOVA School of Law) e Vincenzo Zeno Zencovich (RomaTre).
A parceria tem validade até ao fim do ano letivo 24/25.
Fundada em 1975, a Microsoft Corporation (Nasdaq “MSFT”) é, indiscutívelmente, líder mundial em software, serviços e soluções.
Com a NOVA School of Law partilha a visão de que é necessário capacitar as pessoas para que possam atingir o seu pleno potencial. Com este protocolo, pretende-se, desta forma, trabalhar em conjunto para empoderar e capacitar os/as estudantes – e, de forma mais abrangente, toda a nossa Comunidade Académica – para que possam prosperar na economia digital, através do acesso a ferramentas, experiências e oportunidades de aprendizagem que lhes permitam desenvolver as competências necessárias para um futuro de sucesso.
Os nossos e as nossas juristas aprendem a comunicar em contextos globais e multidisciplinares e, por isso, devem sentir-se à vontade para comunicar em diferentes línguas, incluíndo a linguagem tecnológica.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é um dos principais atores do mercado financeiro português. Constituída como sociedade anónima pelo Estado português em 1876, é uma das mais relevantes instituições portuguesas, sendo totalmente detida pela República Portuguesa.
A sua parceria com a NOVA School of Law é antiga, nos domínios da empregabilidade, financiamento e mecenato, inserindo-se num quadro de colaboração institucional de longo prazo. Após um breve hiato, a parceria foi retomada e ganhou um novo fôlego em 2024, vigorando o protocolo atualmente em vigor até ao final do ano letivo de 2028/29.
O Santander é um dos bancos comerciais com maior quota de mercado em Portugal, encontrando-se no top 20 na lista dos maiores bancos a nível mundial.
A sua parceria com a NOVA School of Law insere-se num quadro de colaboração institucional de longo prazo, consubstanciado por via do mecenato e apoio à investigação na NOVA School of Law através de bolsas e apoio ao desenvolvimento tecnológico. O protocolo encontra-se em vigor até ao final de 2024.
A Synalagma/Euroconsumers é uma associação europeia de defesa dos direitos dos consumidores, que integra várias associações nacionais do mesmo cariz (como a portuguesa DECO) com o objetivo de evitar práticas de concertação de preços entre empresas concorrentes e garantir a liberdade de escolha do/a consumidor/a.
A relação com a NOVA School of Law está protocolada até setembro de 2025, tendo como grande objetivo a realização de atividades conjuntas entre as duas instituições, com particular destaque para a organização da Consumer Academy.
Experimentar o futuro
Mestrados focados no mercado
A NOVA School of Law está na vanguarda da integração entre a academia e o mundo empresarial, com o lançamento de um modelo inovador de investigação para teses de mestrado.
Este projeto pioneiro, o primeiro do seu tipo em Portugal, envolve uma colaboração estreita com entidades parceiras, tanto públicas como privadas, do mercado nacional e internacional. Os temas de investigação, sugeridos pelos parceiros e focados em novas tecnologias, são desenvolvidos pelos/as estudantes com a mentoria de elementos provenientes dos parceiros e com orientação científica de docentes da NOVA School of Law.
Este modelo permite uma experiência rica e imersiva, oferecendo às/aos estudantes uma visão prática e aplicada do Direito em contexto real.
Parceiros fundadores: Abreu Advogados | Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados | VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados | Novo Nordisk | Lusíadas | Luz Saúde | Unbabel
Tem interesse numa parceria com a NOVA School of Law?
Contacte-nos através do seguinte endereço de e-mail: corporate@novalaw.unl.pt